Centro Universitário Nilton Lins-Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior Docencia no Ensino Superior: Prática Docente no Curso de Licenciatura em Educação Física
Resumo
Atualmente, para ser docente universitário é necessário possuir cursos de pós-graduação latos ou stricto sensu, porém não há uma obrigatoriedade dos conhecimentos didáticos. Com isso, o número de docentes despreparados tem aumentado e prejudicado o sistema educacional. Este estudo teve por finalidade, observar a didática utilizada por docentes de nível superior, mais especificamente do Curso de Educação Física. Caracterizado pelo método qualitativo, nossa amostra envolveu 11 docentes que responderam de forma individual a um questionário com questões abertas. A análise de conteúdo das respostas nos possibilitou a formação de três categorias e os respectivos resultados: 1) Formação Profissional: a maioria dos profissionais possui apenas a especialização; 2) Auto Avaliação: criticam a desvalorização da profissão; 3) Procedimentos Metodológicos: aulas expositivas, seminários e discussão de textos. É importante investir nos profissionais e propor condições de trabalho favoráveis pra que haja uma melhoria na qualidade do processo educacional.
Palavras-chave
Educação Física; Ensino Superior